Encontro Estadual debate o Assédio Moral dentro do ambiente de trabalho

Evento debaterá o crescimento do assédio moral dentro das empresas e as consequências causadas aos trabalhadores que sofrem em silêncio com tal ato

Nesta sexta-feira, dia 22, a Federação dos Empregados de Agentes Autônomos do Comércio do Estado de São Paulo (FEAAC) finaliza os preparativos para o 6º Encontro Estadual EAA – Assédio Moral: um inimigo invisível dentro do ambiente de trabalho. Com a previsão de cerca de 250 participantes, o evento, que ocorre neste final de semana (dias 23 e 24), colocará em foco o crescimento deste ato cometido contra os trabalhadores dentro das empresas.

O assédio moral é uma prática crescente em ambientes de trabalho e vem causando diversos problemas físicos e psicológicos às vítimas de tal agressão. Podendo ser entendido como uma forma extrema de violência psicológica, o assédio moral desperta grande preocupação por parte de profissionais das áreas de segurança, direito e saúde do trabalhador, além dos sindicatos e federações. O objetivo da FEAAC em abordar o assédio moral será alertar os trabalhadores sobre como esta ‘pressão’ psicológica se propaga dentro do ambiente profissional, quais são suas causas e conseqüências.

Sabendo da importância em informar os trabalhadores e combater este mal, a FEAAC trará profissionais especializados no assunto que ministrarão palestras quanto à detecção, prevenção e denúncia dos casos. Como a doutora Margarida Barreto, médica ginecologista e do Trabalho que ministrará a palestra Assédio Moral, levando aos participantes o que é e como identificar a prática. Margarida também é professora da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo e pesquisadora do Núcleo de Estudos Psicossociais da Dialética Exclusão/Inclusão Social (NEXINIPUC/SP). No currículo, a profissional traz ainda a autoria de diversos livros sobre saúde e trabalho, e a coordenação do site www.assediomoral.org.

Já a desembargadora Ivani Contini Bramante comandará a palestra Assédio Moral na visão da Justiça. Ivani é bacharel em Direito pela Faculdade São Bernardo do Campo, Mestre e Doutora pela Pontifica Universidade Católica de São Paulo e especialista em Relações Coletivas de Trabalho pela OIT. A desembargadora do Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região é autora de diversos artigos de Direito Constitucional, Direito Coletivo do Trabalho e Previdenciário. Ex-procuradora do Ministério Público do Trabalho, Ivani é membro do Conselho de Justiça e Ética do Conselho de Arbitragem do Estado de São Paulo.

DEBATE – Além das palestras, que abrirão a solenidade, os participantes formarão diversos grupos com o intuito de criar, sugerir e apresentar propostas para que, futuramente, sejam encaminhadas aos órgãos competentes. O 6º Encontro Estadual será realizado a partir das 9h nos dias 23 e 24 de outubro na Colônia de Férias da FEAAC, situada à rua Delvo Factori, 20, Jardim Casablanca, na cidade de Peruíbe. Informações pelo site www.feaac.org.br.

Carol Binato - Assessoria de Imprensa/FEAAC

Topo

© Copyright 2014 - FEAAC - Federação dos Empregados de Agentes Autonômos do Comércio do Estado de SP

Mapa do Site Fale Conosco