Começa hoje o 6° Encontro Estadual da Mulher EAA

Tem início hoje (21) o 6° Encontro Estadual da Mulher EAA, com o tema “Gênero e Sindicalismo”, organizado pela Secretaria de Assuntos da Mulher, Criança e Adolescente FEAAC. O evento, com duração de três dias, na Colônia de Férias em Peruíbe, reunirá as trabalhadoras das várias categorias representadas pelos sindicatos filiados à Federação. As palestrantes serão Nair Goulart - representante dos trabalhadores na Organização Internacional do Trabalho (OIT), membro do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social, vice-presidente da Força Sindical e presidente da Força Sindical na Bahia – e Daniela Sanches Carrara – Socióloga, vice-presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Americana (gestão 2009/2010).

“O objetivo deste encontro é promover uma participação efetiva das trabalhadoras da categoria na construção das políticas públicas em defesa da mulher”, afirma Helena Ribeiro da Silva, diretora da Secretaria. Durante uma série de debates realizados em encontros regionais, as trabalhadoras apontaram os principais problemas enfrentados no dia-a-dia, no espaço público e no privado. Entre os temas levantados estão assuntos relacionados à desigualdade de oportunidades entre homens e mulheres, a violência de gênero e a ocupação do espaço público pela mulher. Entre as bandeiras, atendimento 24 horas nas delegacias da mulher e universalização das creches.

Nos três dias do evento os temas serão amplamente discutidos, buscando estratégias para a solução dos problemas apontados e sugerindo novas políticas públicas voltadas à mulher. Segundo Helena, a luta pelos direitos das mulheres inclui a ratificação da Convenção 156 da OIT, para que as divisões de tarefa sejam compartilhadas entre homens e mulheres. A redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais também é destacada como uma das principais bandeiras a serem levadas pelas mulheres junto ao Congresso Nacional para que deputados federais e senadores se sensibilizem para a aprovação da proposta hoje em tramitação.

Topo

© Copyright 2014 - FEAAC - Federação dos Empregados de Agentes Autonômos do Comércio do Estado de SP

Mapa do Site Fale Conosco