6° Encontro Estadual da Mulher EAA: categoria na vanguarda na luta pelos direitos das mulheres

Luiz Antônio de Medeiros, ex- secretário de Relações do Trabalho do Ministério do Trabalho e Emprego, e Maria Auxiliadora dos Santos, diretora da Secretaria de Políticas da Mulher da Força Sindical, estiveram presentes no segundo dia do 6° Encontro Estadual da Mulher EAA, organizado pela Secretaria de Assuntos dos Direitos da Mulher, Criança e Adolescente da FEAAC na Colônia de Feiras da entidade, em Peruíbe. “Este é um evento muito importante para o movimento sindical”, disse Medeiros. “A FEAAC e os SEAACs estão na vanguarda na participação das mulheres no meio sindical”, avaliou. “Muitas categorias, mesmo tendo em sua maioria mulheres, ainda não têm mulheres como presidente e diretoras dos sindicatos”.

Maria Auxiliadora destacou a importância da união na batalha pelos direitos das mulheres. “Tivemos avanços, mas ainda há muito por fazer, como a questão da licença maternidade, que foi ampliada para 180 dias mas ainda não é lei, a questão da creches nos ambientes de trabalho e da violência”, afirmou. “É um trabalho árduo e nosso trabalho é discutir com cada sindicato para que coloquem as mulheres nos cargos decisivos.”

As trabalhadoras assistiram a uma palestra com a socióloga Daniela Carrara, que relatou as reivindicações apontadas pelas trabalhadoras nos encontros regionais, realizados em Americana, Araçatuba, Araraquara, Campinas, Marília, Grande ABC, Santos e Sorocaba. Na sequência, foram organizados grupos de trabalho para discussão em torno da participação da mulher no espaço público e nos sindicatos e da violência contra a mulher.

Após o evento, que termina amanhã, será elaborado um relatório com as resoluções finais do encontro.

Topo

© Copyright 2014 - FEAAC - Federação dos Empregados de Agentes Autonômos do Comércio do Estado de SP

Mapa do Site Fale Conosco